Coaching, consultores, consultores de pessoas, gestão de pessoas, recursos humanos, Avalização Pscicologica, seleção de talentos

Programa de Desenvolvimento de Equipes

+ Leia mais

Seleção de Talentos

+ Leia mais

Programa de Integração de novos colaboradores

+ Leia mais

Diagnóstico Dinâmico Organizacional

+ Leia mais

Avaliação Psicológica

+ Leia mais

Programa de Capacitação e Desenvolvimento de líderes e gestores

+ Leia mais

Artigos

A IMPORTÂNCIA DO RH ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES

Pesquisas apontam que gradativamente as organizações estão investindo mais em Gestão de Pessoas. Muitas das organizações estão optando pelo RH Estratégico que é elaborado através de Consultorias em RH/Gestão de Pessoas que realizam ações planejadas, com intuito de buscar resultados aos contextos corporativos.

Aparentemente um museu não teria demanda para estruturação de um RH Estratégico, mas a realidade laboral da Pinacoteca de São Paulo mostra que há necessidades de novas metodologias, com isso dando início aos projetos. A partir do momento em que o administrador Miguel Gutierrez foi contratado, uma transformação pioneira iniciou na organização.

A primeira ação dele foi estruturar uma área de Recursos Humanos, para que por meio disso fosse se estruturando o restante. As ações foram planejadas, sendo formalizado os cargos e salários, posteriormente o passo foi treinar coordenadores, que eram excelentes técnicos mas não tinham perfil de gestores. Esse treinamento de liderança levou dois anos até ser concluído. A partir dali emendaram outros treinamentos.
Os diretores e os colaboradores, juntos, criaram a visão, a missão e os valores da organização, com a supervisão do RH. Iniciou-se a prática de pesquisa de clima, o que identificou a necessidade de beneficiar os colaboradores com auxilio educação, sendo implantado então o pagamento dos estudos dos colaboradores que realizavam cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Essas ações levaram à 90% de satisfação dos colaboradores para com a organização.

Após este trabalho a Pinacoteca concluiu o quanto é importante o RH Estratégico em uma organização, pois as ações voltadas à Gestão de Pessoas são imprescindíveis e contínuas. Estas ações por sua vez propiciam com que os colaboradores trabalhem em um ambiente que os desenvolve e proporciona condições de construir uma carreira, sentindo-se valorizados e satisfeitos.
Eveline Juswiak
Psicóloga em formação
Consultora em Gestão de Pessoas

Fonte: Revista Você S/A

<Voltar