A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. (Abraham Lincoln)
Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações. (Vincent Van Gogh)
O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER. (Peter Drucker)
Quando tentamos ser melhores que somos, tudo em volta se torna melhor também. (Paulo Coelho)
Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade. (Dalai Lama)
Toda empresa precisa se tornar uma instituição que aprende. Ela também precisa se tornar uma instituição de ensino. (Peter Drucker)
As companhias mais admiradas e mais rentáveis compartilham de um denominador comum: pessoas felizes. (Richard Whiteley)
O mais valioso entre todos os capitais é aquele investido em seres humanos. (Alfred Marshall)
O treinamento transforma as boas intenções em bons resultados. (Thomas Berry)
O mundo está em permanente mudança e a palavra chave é reaprender. (João Dornellas)
Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros. (Benjamin Franklin)
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina)
Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei. (Benjamin Franklin)
Programa de Desenvolvimento de Equipes
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TESTE - EU SOU UMA PESSOA QUE...
Eu sou uma pessoa que...
1 - age prontamente sem depender de instruções alheias.
[ ] Sempre [ ] Quase Sempre [ ] Às Vezes [ ] Raramente [ ] Jamais
2 – enfrenta obstáculos, agindo com determinação e persistência para superá-los.
[ ] Sempre [ ] Quase Sempre [ ] Às Vezes [ ] Raramente [ ]Jamais
3 – que atua rapidamente e com firmeza durante uma crise, sem esperar que ela se resolva por si só, ou que outros a resolvam, pois sabe que as mudanças começam por você.
[ ] Sempre [ ] Quase Sempre [ ] Às Vezes [ ] Raramente [ ] Jamais
4 – quando percebe um problema, já visualiza a solução e identifica oportunidades, que não são óbvias para as demais pessoas, agindo de forma eficaz para aproveitá-las em benefício do negócio.
[ ] Sempre [ ] Quase Sempre [ ] Às Vezes [ ] Raramente [ ] Jamais
5 – prevê mudanças de cenários e ajusta positivamente os planos de trabalho de sua área, considerando várias etapas à frente.
[ ] Sempre [ ] Quase Sempre [ ] Às Vezes [ ] Raramente [ ] Jamais
6 – possui espírito crítico e questionador e aponta desvios das ações relacionados à visão de futuro da empresa.
[ ] Sempre [ ] Quase Sempre [ ] Às Vezes [ ] Raramente [ ] Jamais
7 – quando tem alguma dificuldade com outra pessoa, toma a iniciativa de conversar diretamente com ela e resolver logo a situação.
[ ] Sempre [ ] Quase Sempre [ ] Às Vezes [ ] Raramente [ ] Jamais
8 – promove um clima grupal de abertura e confiança com a equipe.
[ ] Sempre [ ] Quase Sempre [ ] Às Vezes [ ] Raramente [ ] Jamais
9 – incentiva a participação e a inovação, valorizando o aprendizado por meio do erro, em vez da punição do culpado.
[ ] Sempre [ ] Quase Sempre [ ] Às Vezes [ ] Raramente [ ] Jamais
10 – por atitudes e exemplos pessoais, valoriza e incentiva a iniciativa e pró-atividade da equipe, fortalecendo as pessoas (empowerment).
[ ] Sempre [ ] Quase Sempre [ ] Às Vezes [ ] Raramente [ ] Jamais
Análise das respostas...
Se você respondeu Jamais some 1 ponto.
Se você respondeu Raramente some 2 pontos.
Se você marcou As vezes some 3 pontos.
Se você marcou Quase sempre some 4 pontos.
Se você marcou Sempre some 5 pontos.
Conclusões:
Pontuação inferior a 30 pontos: sua pró-atividade precisa ser desenvolvida, pois suas ações ainda dependem de uma pressão externa para que se realizem. Ainda revela dificuldade em tomar decisões sozinhas, não sentindo segurança para a resolução das situações problema. Este contexto reflete em sua imagem para os demais, que pode sentir-se sempre na obrigação de solicitar o que poderia já ter sido feito.
De 30 a 60 pontos: sua pró-atividade é desenvolvida, mas você precisa estimular este comportamento nas pessoas, através de exemplos pessoais e da criação de um ambiente de abertura e confiança para sua equipe. O autodiagóstico é baseado na sua autopercepção. No entanto, as pessoas que convivem com você podem ter uma percepção diferente da sua sobre como você manifesta esta competência. Analise as diferenças, troque idéias com estas pessoas e veja exatamente quais são os pontos que você pode aprimorar. Pense de que forma estes aspectos podem estar impactando positiva ou negativamente o seu desempenho profissional e o seu sucesso pessoal.
Mais de 60 pontos: sua pró-atividade esta desenvolvida, sendo assim já consegue estimular este comportamento nas pessoas. Não esqueça: mesmo atingindo os resultados de pró-atividade não podemos relaxar, ao contrário, estaremos deixando de nos desenvolver.