Coaching, consultores, consultores de pessoas, gestão de pessoas, recursos humanos, Avalização Pscicologica, seleção de talentos

Programa de Desenvolvimento de Equipes

+ Leia mais

Seleção de Talentos

+ Leia mais

Programa de Integração de novos colaboradores

+ Leia mais

Diagnóstico Dinâmico Organizacional

+ Leia mais

Avaliação Psicológica

+ Leia mais

Programa de Capacitação e Desenvolvimento de líderes e gestores

+ Leia mais

Artigos

GESTÃO DO CONHECIMENTO E PARTICIPAÇÃO: PENSANDO NUM FUTURO MELHOR

A gestão das organizações tem comentado muito sobre melhorias em seus processos de trabalho, produtividade e relações de trabalho. Contudo, se faz necessário abordarmos sobre um tema atual e importante, que pode refletir nos diversos vértices da organização, que é a Gestão do Conhecimento.

Atualmente, o conhecimento humano é visto como o principal diferencial competitivo entre as empresas, pois há um grande valor naqueles que detêm o conhecimento e o utilizam em prol de sua empresa gerando um benefício maior. Faz parte da Gestão do Conhecimento apoiar a geração de novos conhecimentos, compartilhar informações de maneira rápida e fácil e permitir uma informação acessível, compartilhando as melhores práticas e tecnologias.
No entanto, encontramos um dilema na Gestão do conhecimento, encontrar o equilíbrio entre o compartilhar e o que proteger, pois de um lado, a informação precisa estar protegida contra os concorrentes e de outro, para se desenvolver, o conhecimento deve ser disseminado na organização.
Outra questão é em relação a participação das pessoas dentro das organizações, pois vale destacar que quando todos estão envolvidos e comprometidos o resultado é mais satisfatório do que se apenas poucos se envolvessem nos propósitos da organização.
Vale lembrar que a mente humana funciona muito bem com sugestões e instruções positivas. Diante dessas questões é possível pensar num futuro mais próspero e eficiente para a organização e para as pessoas que fazem parte dela.

 

Fonte: Juliana Cavalheiro Machado – DiGestão de competências

<Voltar