A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. (Abraham Lincoln)
Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações. (Vincent Van Gogh)
O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER. (Peter Drucker)
Quando tentamos ser melhores que somos, tudo em volta se torna melhor também. (Paulo Coelho)
Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade. (Dalai Lama)
Toda empresa precisa se tornar uma instituição que aprende. Ela também precisa se tornar uma instituição de ensino. (Peter Drucker)
As companhias mais admiradas e mais rentáveis compartilham de um denominador comum: pessoas felizes. (Richard Whiteley)
O mais valioso entre todos os capitais é aquele investido em seres humanos. (Alfred Marshall)
O treinamento transforma as boas intenções em bons resultados. (Thomas Berry)
O mundo está em permanente mudança e a palavra chave é reaprender. (João Dornellas)
Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros. (Benjamin Franklin)
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina)
Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei. (Benjamin Franklin)
Programa de Desenvolvimento de Equipes
+ Leia maisSeleção de Talentos
+ Leia maisPrograma de Integração de novos colaboradores
+ Leia maisDiagnóstico Dinâmico Organizacional
+ Leia maisAvaliação Psicológica
+ Leia maisPrograma de Capacitação e Desenvolvimento de líderes e gestores
+ Leia maisArtigos
GESTÃO DO CONHECIMENTO E PARTICIPAÇÃO: PENSANDO NUM FUTURO MELHOR
A gestão das organizações tem comentado muito sobre melhorias em seus processos de trabalho, produtividade e relações de trabalho. Contudo, se faz necessário abordarmos sobre um tema atual e importante, que pode refletir nos diversos vértices da organização, que é a Gestão do Conhecimento.
Atualmente, o conhecimento humano é visto como o principal diferencial competitivo entre as empresas, pois há um grande valor naqueles que detêm o conhecimento e o utilizam em prol de sua empresa gerando um benefício maior. Faz parte da Gestão do Conhecimento apoiar a geração de novos conhecimentos, compartilhar informações de maneira rápida e fácil e permitir uma informação acessível, compartilhando as melhores práticas e tecnologias.
No entanto, encontramos um dilema na Gestão do conhecimento, encontrar o equilíbrio entre o compartilhar e o que proteger, pois de um lado, a informação precisa estar protegida contra os concorrentes e de outro, para se desenvolver, o conhecimento deve ser disseminado na organização.
Outra questão é em relação a participação das pessoas dentro das organizações, pois vale destacar que quando todos estão envolvidos e comprometidos o resultado é mais satisfatório do que se apenas poucos se envolvessem nos propósitos da organização.
Vale lembrar que a mente humana funciona muito bem com sugestões e instruções positivas. Diante dessas questões é possível pensar num futuro mais próspero e eficiente para a organização e para as pessoas que fazem parte dela.
Fonte: Juliana Cavalheiro Machado – DiGestão de competências