A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. (Abraham Lincoln)
Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações. (Vincent Van Gogh)
O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER. (Peter Drucker)
Quando tentamos ser melhores que somos, tudo em volta se torna melhor também. (Paulo Coelho)
Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade. (Dalai Lama)
Toda empresa precisa se tornar uma instituição que aprende. Ela também precisa se tornar uma instituição de ensino. (Peter Drucker)
As companhias mais admiradas e mais rentáveis compartilham de um denominador comum: pessoas felizes. (Richard Whiteley)
O mais valioso entre todos os capitais é aquele investido em seres humanos. (Alfred Marshall)
O treinamento transforma as boas intenções em bons resultados. (Thomas Berry)
O mundo está em permanente mudança e a palavra chave é reaprender. (João Dornellas)
Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros. (Benjamin Franklin)
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina)
Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei. (Benjamin Franklin)
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QUEM QUER FAZ
Você já dever ter ouvido o ditado “Quem quer faz, quem não quer manda” não é verdade? Ditados populares são interessantes, engraçados e muitas vezes representam uma verdade. No entanto, quando falamos de gestão de pessoas podemos perceber que este ditado já não traduz o momento que estamos vivendo.
Quando se trata de gestão de pessoas, sabemos que há dois caminhos: gestão por confiança e gestão por controle. Sabemos também que a gestão por confiança é muito mais eficiente, pois instala um bom clima organizacional, eleva a moral da equipe e melhora o padrão dos resultados.
Mas sabendo de tudo isso porque alguns gerentes optam por manter sua equipe sob seu controle, centralizando as tarefas e acumulando responsabilidades? Porque criar um clima de confiança exige mais conversa, mais investimento de tempo em seleção e capacitação e tudo isso é mais trabalhoso! É mais fácil mandar, cobrar e apontar culpados. Mas será que esta postura é a mais vantajosa? É o momento de se atualizar, de pensar no que é melhor para a empresa e para a equipe. Então, é preciso atualizar o ditado, “quem quer faz, quem quer mais aprende a delegar”.
Fonte: Revista Você S/A
Fevereiro 2011