Coaching, consultores, consultores de pessoas, gestão de pessoas, recursos humanos, Avalização Pscicologica, seleção de talentos

Programa de Desenvolvimento de Equipes

+ Leia mais

Seleção de Talentos

+ Leia mais

Programa de Integração de novos colaboradores

+ Leia mais

Diagnóstico Dinâmico Organizacional

+ Leia mais

Avaliação Psicológica

+ Leia mais

Programa de Capacitação e Desenvolvimento de líderes e gestores

+ Leia mais

Artigos

LIDERANÇA E CONFLITO

Conflitos entre líderes e subordinados estão longe de desaparecer. Conheça os mais atuais e descubra como se defender.

Falar sobre Gestão de Equipes/Pessoas é importante!
Mais de 95% de todas as pessoas que trabalham têm um superior ou lideram uma equipe - ou ambos. Os líderes têm um papel relevante no dia a dia da empresa por que eles dão o tom que será seguido pelos demais colaboradores. Gestores equilibrados mantêm um ambiente produtivo sem elevar o nível de estresse do time. Há estudos que mostram que sete em cada dez pessoas acham que lidar com o gestor é a parte mais estressante do trabalho. Péssimos gestores podem causar danos à sua saúde.
A pressão no contexto organizacional continuará existindo e hoje, os principais detonadores são a forte pressão por desempenho, as fusões e aquisições, que criam um ambiente de incerteza, e a chegada dos jovens, mais questionadores, às empresas. No livro Por Que as Pessoas Odeiam Seus Chefes? (Editora Sextante), o consultor americano Bruce L. Katcher lista as reclamações dos funcionários a partir de um estudo feito por sua companhia. As principais queixas são: falta de reconhecimento, tratamento desrespeitoso e ausência de liberdade para opinar. Por aqui, as críticas são similares.
COMO GERENCIAR O GESTOR

ADOTE O PONTO DE VISTA DELE
Para influenciar seu gestor, você precisa enxergar o mundo com os olhos dele. Se ele tem a cabeça voltada para cortar custos, tente pensar desse jeito também.

CUSTOMIZE
Procure identificar como seu gestor funciona. Crie um cenário adequado para dar a ele as boas e as más notícias, de modo a deixá-lo muito contente com os bons resultados e pouco aborrecido com os maus.

MOSTRE O MUNDO REAL
Nada vai impressionar mais seu gestor do que a vivência real do problema. Por exemplo, se você quer demonstrar que é preciso atender a uma necessidade do cliente, o convide para um grupo focal.

ARTIMANHAS DE LIDERANÇA

SEM MÁS NOTÍCIAS
Para mostrar que é uma pessoa disposta a ouvir, o gestor incentiva os funcionários a dizer o que pensam. Porém, dá sinais claros de que não deseja ouvir problemas ou críticas.

ENVOLVIMENTO DE FAZ DE CONTA
Para parecer democrático, o líder pede a opinião de outras pessoas a respeito de um assunto, mas, no fundo, ele já tem uma decisão tomada. A jogada permite ao gestor dar uma demonstração de poder.

NÃO CRIE TURBULÊNCIA
Nessa tática, o gestor mata idéias com frases que sugerem que a idéia pode despertar a ira de um superior. No fundo, ele quer apenas preservar seu status.
CONSELHOS PARA NEUTRALIZAR UM GESTOR TÓXICO
-Não leve para o lado pessoal - Se o gestor gritar, provocar ou humilhar, não se deprima. Valorize sua autoestima.
-Não comprometa seus valores - Não faça concessões para pedidos antiéticos. Ele espera que você ceda para parar de contestá-lo.
-Contenha seus impulsos - Evite entrar no jogo sujo de um mau gestor. Não use as mesmas armas que ele, como fofoca, sabotagem etc.
-Não se coloque na posição de vítima - Isso cria dificuldade de reagir e dá mais pode ao chefe.

Fonte: Revista Você S/A
Outubro 2010

<Voltar