A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. (Abraham Lincoln)
Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações. (Vincent Van Gogh)
O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER. (Peter Drucker)
Quando tentamos ser melhores que somos, tudo em volta se torna melhor também. (Paulo Coelho)
Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade. (Dalai Lama)
Toda empresa precisa se tornar uma instituição que aprende. Ela também precisa se tornar uma instituição de ensino. (Peter Drucker)
As companhias mais admiradas e mais rentáveis compartilham de um denominador comum: pessoas felizes. (Richard Whiteley)
O mais valioso entre todos os capitais é aquele investido em seres humanos. (Alfred Marshall)
O treinamento transforma as boas intenções em bons resultados. (Thomas Berry)
O mundo está em permanente mudança e a palavra chave é reaprender. (João Dornellas)
Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros. (Benjamin Franklin)
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina)
Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei. (Benjamin Franklin)
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LIDERANÇA E CONFLITO
Conflitos entre líderes e subordinados estão longe de desaparecer. Conheça os mais atuais e descubra como se defender.
Falar sobre Gestão de Equipes/Pessoas é importante!
Mais de 95% de todas as pessoas que trabalham têm um superior ou lideram uma equipe - ou ambos. Os líderes têm um papel relevante no dia a dia da empresa por que eles dão o tom que será seguido pelos demais colaboradores. Gestores equilibrados mantêm um ambiente produtivo sem elevar o nível de estresse do time. Há estudos que mostram que sete em cada dez pessoas acham que lidar com o gestor é a parte mais estressante do trabalho. Péssimos gestores podem causar danos à sua saúde.
A pressão no contexto organizacional continuará existindo e hoje, os principais detonadores são a forte pressão por desempenho, as fusões e aquisições, que criam um ambiente de incerteza, e a chegada dos jovens, mais questionadores, às empresas. No livro Por Que as Pessoas Odeiam Seus Chefes? (Editora Sextante), o consultor americano Bruce L. Katcher lista as reclamações dos funcionários a partir de um estudo feito por sua companhia. As principais queixas são: falta de reconhecimento, tratamento desrespeitoso e ausência de liberdade para opinar. Por aqui, as críticas são similares.
COMO GERENCIAR O GESTOR
ADOTE O PONTO DE VISTA DELE
Para influenciar seu gestor, você precisa enxergar o mundo com os olhos dele. Se ele tem a cabeça voltada para cortar custos, tente pensar desse jeito também.
CUSTOMIZE
Procure identificar como seu gestor funciona. Crie um cenário adequado para dar a ele as boas e as más notícias, de modo a deixá-lo muito contente com os bons resultados e pouco aborrecido com os maus.
MOSTRE O MUNDO REAL
Nada vai impressionar mais seu gestor do que a vivência real do problema. Por exemplo, se você quer demonstrar que é preciso atender a uma necessidade do cliente, o convide para um grupo focal.
ARTIMANHAS DE LIDERANÇA
SEM MÁS NOTÍCIAS
Para mostrar que é uma pessoa disposta a ouvir, o gestor incentiva os funcionários a dizer o que pensam. Porém, dá sinais claros de que não deseja ouvir problemas ou críticas.
ENVOLVIMENTO DE FAZ DE CONTA
Para parecer democrático, o líder pede a opinião de outras pessoas a respeito de um assunto, mas, no fundo, ele já tem uma decisão tomada. A jogada permite ao gestor dar uma demonstração de poder.
NÃO CRIE TURBULÊNCIA
Nessa tática, o gestor mata idéias com frases que sugerem que a idéia pode despertar a ira de um superior. No fundo, ele quer apenas preservar seu status.
CONSELHOS PARA NEUTRALIZAR UM GESTOR TÓXICO
-Não leve para o lado pessoal - Se o gestor gritar, provocar ou humilhar, não se deprima. Valorize sua autoestima.
-Não comprometa seus valores - Não faça concessões para pedidos antiéticos. Ele espera que você ceda para parar de contestá-lo.
-Contenha seus impulsos - Evite entrar no jogo sujo de um mau gestor. Não use as mesmas armas que ele, como fofoca, sabotagem etc.
-Não se coloque na posição de vítima - Isso cria dificuldade de reagir e dá mais pode ao chefe.
Fonte: Revista Você S/A
Outubro 2010