A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. (Abraham Lincoln)
Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações. (Vincent Van Gogh)
O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER. (Peter Drucker)
Quando tentamos ser melhores que somos, tudo em volta se torna melhor também. (Paulo Coelho)
Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade. (Dalai Lama)
Toda empresa precisa se tornar uma instituição que aprende. Ela também precisa se tornar uma instituição de ensino. (Peter Drucker)
As companhias mais admiradas e mais rentáveis compartilham de um denominador comum: pessoas felizes. (Richard Whiteley)
O mais valioso entre todos os capitais é aquele investido em seres humanos. (Alfred Marshall)
O treinamento transforma as boas intenções em bons resultados. (Thomas Berry)
O mundo está em permanente mudança e a palavra chave é reaprender. (João Dornellas)
Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros. (Benjamin Franklin)
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina)
Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei. (Benjamin Franklin)
Programa de Desenvolvimento de Equipes
+ Leia maisSeleção de Talentos
+ Leia maisPrograma de Integração de novos colaboradores
+ Leia maisDiagnóstico Dinâmico Organizacional
+ Leia maisAvaliação Psicológica
+ Leia maisPrograma de Capacitação e Desenvolvimento de líderes e gestores
+ Leia maisArtigos
ACOMPANHANDO O CRESCIMENTO DE UM LÍDER
Proporcionar feedback e coaching são processos contínuos, mas cada gestor deve incorporar a rotina de periodicamente fazer uma pausa e refletir sobre o progresso de cada subordinado direto. Como está sendo seu desempenho e qual pode ser seu próximo passo? Para alguns gestores, basta fazer isso uma vez a cada três meses. Os gestores que fazem disso um hábito acabam ansiando por esses momentos, da mesma forma como acompanham avidamente os resultados trimestrais.
As organizações deveriam, ajudar o gestor com "sessões de recalibração de lideranças" anuais que combinem as observações e as idéias de várias pessoas que conhecem um líder e cujo único propósito é o desenvolvimento da liderança. Isso se acrescenta às avaliações de desempenho e outros tipos de avaliações quantitativas. A maioria das pessoas acha que as avaliações baseadas em números representam o auge da objetividade, mas os números por si só podem ser enganosos. As avaliações que se baseiam unicamente nos números costumam ser superficiais e, em alguns casos, até mesmo perigosas, considerando que a ética e a cultura corporativa são tão importantes para a saúde de longo prazo do negócio.
É importante obter resultados focados, mas os indicativos numéricos por si só lançam pouca luz no que um líder de fato e desconsideram completamente as relações de causa e efeito.
As listas de competências de liderança que alguns departamentos de recursos humanos utilizam para classificar as pessoas são igualmente inadequadas. Elas raramente incluem as nuances e todos os fatores críticos da liderança e não ajudam as empresas a detectar o mix único de habilidades e características de cada líder.
Um processo anual de recalibração da liderança proporciona a oportunidade de investigar os talentos demonstrados pelo líder, o que os outros vêem nele e qual poderia ser o próximo passo. Essas sessões devem ser elaboradas e conduzidas para permitir que todas as dimensões e nuances da pessoa sejam visíveis. Com isso, as empresas podem ter certeza de que conhecem a qualidade de seus líderes e podem ajustar seus planos e expectativas para cada um deles. Trata-se de uma forma de corrigir erros de julgamento pelo chefe e impedir que os líderes errados sejam incluídos no plano de desenvolvimento de talentos.
Fonte: Charan, Ram
O líder criador de líderes
RJ: 2008